top of page

ALDEIA VELHA

O epicentro desse projeto é Aldeia Velha, povoado de aproximadamente 900 habitantes localizado no interior do estado do RJ, ao pé da Serra do Mar - também conhecida por Serra dos Órgãos - mais especificamente em sua porção conhecida por Serra da Boa Vista, que por estas bandas, é chamada de Serra Grande.

 

O local é cercado pela Mata Atlântica, protegida por se encontrar dentro da APA de São João/Mico Leão Dourado. Localizada na macrobacia do Rio São João, Aldeia Velha pertence aos municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu e tem como divisa política o rio Aldeia Velha.

Ipê amarelo, símbolo de Aldeia Velha
Poço do Rola e Serra Grande ao fundo

A localidade dá acesso à Toca da Onça (Nova Friburgo) pela trilha do Arreia Mochila, ao Encontro dos Rios (Lumiar, Nova Friburgo) pela Estrada do Macharet e também à Bananeiras (distrito de Correntezas, Silva Jardim), pela trilha de Bananeiras, localizada na serra de Maratuan.

 

Inúmeras nascentes dão origem aos rios Quarteis e Aldeia Velha, os quais geram uma polêmica desde que os primeiros exploradores resolveram dar seus nomes. Quer saber mais? É só clicar aqui.

MAPA TURÍSTICO-CULTURAL DE ALDEIA VELHA-RJ

WhatsApp Image 2023-08-06 at 22.35.03.jpeg

Mapa Turístico-Cultural de Aldeia Velha-RJ

LEGENDA:

1. Mico-leão-dourado; 

2. Sítio Arqueológico do Surucucu;

3. Antiga Farmácia; 

4. Antigo Correio;

5. Assembléia de Deus;

6. Antigo Cartório;

7. Capela de Sant'Anna e Coreto;

8. Belchior, músico venerado localmente;

9. Sapucaia florida;

10. Antigo Barroco;

11. Antigo armazém do Seu Délcio Cardoso;

12. Pousada D'aldeia - Primeira escola de Aldeia e também primeira Pousada;

13. Campo de Futebol do Aldeia Velha Futebol Clube;

14. Cemitério;

15. Ipê amarelo florido;

16. Igreja Batista;

17. Dona Guta - parteira tradicional de Aldeia Velha;

18. Bar do Jobinho com Seu Honorair dançando forró;

19. Igreja Adventista; 

20. Dona Nenzinha cozinhando;

21. Povos originários: inicialmente os indígenas Goitacá e, posteriormente, os Guarulho;

22. Seu Leco no Armazém de Seu Eike Faria;

23. Antiga Casa de farinha de Seu Mário Manduca;

24. Posto de Saúde;

25. Escola Estadual Municipalizada Vila Silva Jardim;

26. Dona Carcília, antiga professora;

27. Tamanduá-mirim;

28. Sussuarana;

29. Seu Milton Machado- contador de histórias, antigo desmatador que virou plantador;

30. Comunidade do Macharet (Casimiro de Abreu);

31. Estrada do Arreia Mochila;

32. Tropeiro da serra;

33. Milho branco da serra;

34. Mãe do Ouro - lenda regional;

35. Estrada do Arreia Mochila

A IMPORTÂNCIA DE ALDEIA VELHA

A vontade de preservar o registro humano e natural desse lugar tão especial nasceu durante a leitura de um livro: "Os aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro", de Freire e Malheiros (2010)*. Nele constava que a antiga Aldeia de Ipuca foi um dos 15 aldeamentos do Estado do RJ a darem origem à atuais cidades e sedes de municípios, tendo chegado ao século XIX “conservando elementos da identidade tribal”. Somente isso já bastaria para defini-lo como de suma importância para compor o cenário de ocupação do estado do Rio de Janeiro.

Porém, ao iniciar a pesquisa, tanto histórica como de tradição oral, percebemos que sua importância vai muito além: o local não tem esse nome à toa: muito provavelmente foi o epicentro da ocupação da região como um todo (Aldeia de Ipuca), tendo sido desocupada por diversos motivos e, posteriormente, reocupada com esse nome.

 

Além disso, por duas ou três vezes foi considerada o maior entreposto comercial da região: no passado mais remoto foi o primeiro povoamento a ser implantado e o "mais próximo de Barra de São João". No passado mais recente chegou a ser considerada o motivo da construção da Estação de Indaiaçu, localizada em Casimiro de Abreu.

 

Aldeia Velha está, segundo pesquisadores, no "menor caminho entre as minas e o litoral". Este caminho aparece nas inúmeras trilhas - todas antigas - que cortam a localidade e irradiam possibilidades de ligação entre as diversas localidades que a circundam. Estes caminhos foram, de acordo tanto com a bibliografia usada como com a tradição oral, utilizados para o contrabando de ouro, pedras preciosas e escravos entre o interior e a costa fluminense.

Sua decadência como grande entreposto é um dos nossos temas de pesquisa: entraves sobre a posse da terra, epidemias, decadência do ciclo cafeeiro, criação de outras localidades (como Casimiro de Abreu e Nova Friburgo), estrada de ferro Leopoldina Railway são algumas das nossas teorias. Aos poucos contamos como está essa discussão.

FREIRE, J.R.B.; MALHEIROS, M.F. 2010. Aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro. EDUERJ: Rio de Janeiro.

ANIVERSÁRIO DE ALDEIA VELHA

Nosso grupo idealizou e realizou uma comemoração para celebrar o aniversário da localidade de Aldeia Velha, a partir de 2022, quando o lugarejo completou 322 anos da fundação da Aldeia de Ypuca, segundo as pesquisas realizadas. A festa teve como objetivo principal chamar a atenção dos moradores para a sua própria história, levantando questionamentos sobre a própria comemoração, sobre o porquê de serem “322 anos”, sobre as fontes históricas usadas etc.

 

Em 2022, a programação teve uma roda de conversas sobre a história local, conduzida pela integrante e fundadora do Ponto de Memória Ypuca, Patrícia Depiné, que apresentou mapas, documentos históricos e contou diversas histórias para moradores. Houve também a inauguração de um painel de cerâmica com fotos de antigos e atuais moradores importantes  da comunidade, contadores de histórias ou agentes culturais de tradição oral. O Ponto de Memória buscou apoio da Prefeitura de SIlva Jardim que custeou o cachê de uma banda de forró pé de serra para um show gratuito no centro da comunidade. Com recursos próprios, o coletivo do Ponto de Memória Ypuca custeou uma apresentação de circo para as crianças e um bolo gigante para “cantar parabéns” para o vilarejo que foi distribuído também gratuitamente para a população.

Helvetica Light is an easy-to-read font, with tall and narrow letters, that works well on almost every site.

Onde fica

Distante 8 km da BR 101, na altura do Km 214, Aldeia se encontra a 8 km de Casimiro de Abreu e 32 km de Silva Jardim.

bottom of page